Sobre BSP

Boletim de Saúde Pública de Cabo Verde (BPS)

O Boletim de Saúde Pública de Cabo Verde (BSP) é um meio de comunicação, editado e publicado pelo Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP) para divulgar de forma oportuna informações de saúde pública oficiais, confiáveis, precisas, objetivas e úteis, incluindo recomendações para o público e profissionais de saúde.

Trata-se de uma publicação bimensal, em formato online, de acesso aberto, revisados por pares, como sendo o primeiro boletim cientifico que divulga conteúdos científicos sobre a saúde pública nacional.

Com lançamento previsto para março de 2023, o BSP-CV é um projeto do Instituto Nacional de Saúde Pública de Cabo Verde que conta com a parceria de Centers for Disease Control and Prevention Foundation (CDC Atlanta) e com o apoio da Bloomberg Philanthropies Data for Health Initiative e da Associação Brasileira dos Profissionais de Epidemiologia de Campo (ProEpi).

Missão

A missão do BSP de Cabo Verde é divulgar informação científica de importância nacional e internacional enquadrada na abordagem Uma Só Saúde para reforçar o Sistema Nacional de Saúde, subsidiar a tomada de decisão e formulação de políticas de saúde pública visando a melhoraria da qualidade de vida da população cabo-verdiana.

Especificamente espera-se com este boletim:

Disseminar o conhecimento técnico e científico de saúde pública de forma oportuna

Atualizar os profissionais de saúde e população em geral sobre o cenário epidemiológico do país

Sensibilizar a população sobre questões relacionados à prevenção e controlo de doenças e determinantes de saúde pública

Melhorar a literacia científica em saúde

Contributo para saúde pública:

Os valores acrescentados quando comparado com outras publicações do governo são:

Representa a integração de todas as saúdes, voltado para a abordagem de Uma Só Saúde

Tem o diferencial de realizar a análise da situação sanitária

Permite disponibilização ativa e oportuna de informações de saúde

É direcionado à população em geral

O BSP é publicado com o resumo do cenário epidemiológico das doenças de notificação obrigatória em Cabo Verde e um assunto temático com uma análise mais aprofundada, para além de trazer análise da situação epidemiológica nacional e atualidade internacional na rúbrica Eventos de saúde pública.

Publica resumos de vigilância de doenças, diretrizes de resposta à saúde pública, avisos de saúde pública, relatos de casos, relatórios de surtos, pesquisas e resumos de políticas. Geralmente apresenta questões de importância para seu público-alvo, que são profissionais da saúde, agricultura e ambiente, economia, desporto, turismo, dirigentes e formuladores de políticas, comunidade acadêmica, pesquisadores, jornalistas, ONGs, organismos e agências internacionais e população em geral.

Os autores dos artigos podem ser médicos, enfermeiros, técnicos e profissionais de saúde humana, profissionais da saúde animal e ambiental e de outras áreas, académicos, estudantes, formuladores de políticas, órgãos governamentais, órgãos não governamentais e outros.