Cabo Verde, pequeno estado insular situado na costa ocidental Africana é um arquipélago com dez ilhas. Antiga Colónia Portuguesa, o país teve a sua independência em 1975. Internacionalmente é reconhecido com um estado democrático, politicamente estável e seguro com uma população de 491.233 mil habitantes, segundo o senso INE-2021.
Em termos sanitários, Cabo Verde tem conseguido grandes progressos no setor da saúde atingindo em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio relacionados com a mortalidade em menores de 5 anos, sendo que em 2023 era de 10,5/1.000 nascidos vivos e mortalidade materna de 67,4/100.000 nados vivos.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, Cabo Verde realizou grandes progressos na melhoria do acesso aos cuidados de saúde, tanto a nível primário, como secundário. Isto nos diversos domínios como a promoção da saúde, a prevenção das doenças, os cuidados curativos e a extensão da rede de infraestruturas de saúde. O Índice atual de cobertura universal de saúde em 2023 é de 69.
Cabo Verde possui indicadores de saúde entre os melhores na África Subsaariana, com uma esperança média de vida de 77,0 anos sendo 73,4 para os homens e 80,7 anos para as mulheres. O SNS está hoje melhor preparado para responder aos desafios, nomeadamente na prestação de cuidados de saúde, vigilância e segurança, prevenção e promoção da saúde.